terça-feira, 6 de março de 2018

Ah se querer fosse poder!

Eu acabava já com a Guerra na Síria!

Ah se querer fosse poder! 

Trazia aquelas crianças para perto de mim... dava-lhes um banho quente, uma refeição decente, uma cama macia e limpa... dava-lhes um abraço forte e dizia-lhes que está tudo bem, que estão seguros e que nada de mau vai lhes acontecer...

Ah se querer fosse poder!

Transformava os mísseis em flores, as balas em gotas d'água, a dor em alegria extrema! Reuniria as famílias, dançaria aos som dos seus sorrisos! Transformaria o ódio em solidariedade, a má fé em amor, a maldade em compaixão...

Ah se querer fosse poder!

Tornaria aquelas terras bombardeadas e inférteis em campos de trigo, arroz, em pomares de maçãs, laranjas e melancias que tanto gosto! Reconstruiria suas casas, daria-lhes de volta o seu lar...

Se querer fosse poder, o mundo já viveria em paz... o mundo seria de paz!

...

Tenho tentado me abster de abordar este tema, mas estou constantemente a ser "bombardeada" com fotos e vídeo do sofrimento daquelas pessoas, pior, daquelas crianças, que não consigo calar.

Primeiro que tudo, como humana, compadeço-me do sofrimento daquelas pessoas. Das famílias que estão todos os dias a perder entes queridos, das famílias que se refugiam noutros países, das famílias que nada conseguem fazer e acabam por matarem-se uns aos outros para evitar sofrimentos piores.

Em segundo e é onde me dói mais, como mãe. 

Choca-me como as pessoas conseguem compartilhar fotos de crianças feridas e/ou mortas. Eu não consigo. Choca-me a frieza disfarçada e compaixão nas redes sociais. Só eu sei o que me dói na alma sequer imaginar que a minha filha passe por um milésimo do que aquelas crianças estão a passar. Cada foto que vejo de um pai com um filho morto ou ferido nos braços rasga-me a alma. Chorei, chorei ao ver um vídeo de uma menina a contar como está a viver junto com outras crianças em túneis, sem água, sem comida, sem nada, dormindo no chão. 

Infelizmente querer nem sempre é poder. O poder está em mãos muito mais sujas e em corações mais duros do que aço... nas mãos de quem devia cuidar e lutar por aquelas famílias mas que prefere o amor ao dinheiro, o amor a algo que nem sei o que é...

Não era suposto ser assim. O mundo não devia ser assim... o mundo é de todos, principalmente das crianças, que têm a magia de o colorir, de o fazer um lugar melhor... e o que a ganância e o amor ao dinheiro e ao poder fazem? Destroem a única esperança, a única magia que o mundo tem...

Sem comentários: