quarta-feira, 16 de julho de 2008

Só quem não me conhece...

Só quem não me conhece pode ser capaz de dizer que eu trago algum ódio no coração... O facto de relatar fatos que me desagradam e entristecem referentes ao Brasil não quer dizer que eu odeie o Brasil ou os brasileiros... 
Eu sou brasileira, nada vai mudar isso... minha família é brasileira e é lá que vive... O problema é que as pessoas não conseguem entender o que me leva muitas vezes a falar bem ou mal do Brasil... 
Talvez palavras escritas tenham este poder: quem lê dá o tom e a interpretação que lhes apetece... e muitas vezes estas interpretações vêm em forma de distorções da realidade que tentamos mostrar... Incrível como tanto se fala em liberdade de expressão e democracia na internet e quando expressamos a nossa opinião, o nosso pensamento somos logo repreendimos se não condiz com o que as pessoas querem ler ou ouvir... 
Alguém me perguntou porque eu não renuncio a minha nacionalidade... em primeiro lugar pensei na resposta e é simples: 1º porque se eu renuncio a minha nacionalidade agora fico apátrida, o que não me dá muito jeito... e em 2º lugar, apesar de estar desiludida com o Brasil, o Brasil é a minha pátria... e um filho não renega a sua mãe só porque está desiludido com ela... podem passar anos sem se falar, mas nunca deixarão de ser mãe e filho... 
O mais engraçado ainda é que as pessoas que me criticam, que dizem que o Brasil não está assim tão mal também são imigrantes, também sairam do Brasil para tentar uma vida melhor... agora lhes pergunto eu: se o Brasil esta assim tão bom, se as notícias ruins de violência, negligências médicas, policias que matam inocentes não os afecta, porque vocês não estão lá? 
Descobri que há muita gente que vê mas não quer aceitar...gente que gosta de tapar o sol com a peneira... amar não é aceitar tudo, não é ver os defeitos e se calar, falar também é preciso... soluções encontram-se com diálogo, falando sobre o problema... Nem que seja para a concientização... quem sabe falando conseguimos formar opiniões e estas opiniões possam fazer diferença no Planalto...

Sem comentários: